Os últimos 6 meses: o tão desejado Tier 2, testando o NHS e os próximos 6 meses

Oi pessoal, Andréa falando de Manchester, UK. Vocês devem ter percebido a mudança do nosso layout recentemente, mostrando um pouco do que mudou na nossa vida.

Primeiramente, nos formamos! YAY! Carol e eu nos graduamos em junho de 2015. Eu infelizmente não pude ir à minha cerimônia de graduação já que estava em São Paulo fazendo um estágio de verão na Heinz. Nesse estágio eu ganhei um prêmio por ter desenvolvido o melhor projeto dentre os outros interns e isso acabou me abrindo muitas portas por aqui. Engraçado que, no final das contas, o caminho pra eu conseguir o visto no UK passava por voltar para o Brasil temporariamente.

IMG_3542

Passados esses 2 meses em São Paulo, eu voltei para Londres e continuei meu job hunting. Já fizemos posts sobre os possíveis caminhos depois da graduação para um imigrante internacional no UK (posts sobre os vistos Tier 1, Tier 5 e Tier 2) e eu preferi seguir procurando um emprego que entrasse nas exigências do Tier 5. A minha tática foi não mencionar a necessidade do visto até o momento da entrevista para que eu tivesse pelo menos uma chance de mostrar quem eu era antes de ser descartada por causa do visto.

Apliquei para dezenas de empregos e acabei fazendo duas entrevistas: uma em uma grande gravadora – seguindo minha paixão por música – para uma posição na minha área de Relações Públicas e outra em uma empresa de produtos de higiene pessoal – seguindo minha experiência em Fast Moving Consumer Goods adquirida na Heinz – com base em Manchester. A gravadora me ofereceu a posição mas ficou um pouco intimidada com a burocracia do Tier 5 e no final não deu certo. Felizmente, a empresa de Manchester também me ofereceu uma posição mas com mais disposição para passar pelo processo do Tier 5. No fim das contas, eles acabaram achando mais simples me dar um Tier 2 logo pois assim eles teriam mais controle sobre o visto.

E aqui estou! Hoje moro em Manchester e trabalho no departamento de Sales dessa empresa. A cidade é ótima e com custo de vida muito mais baixo do que Londres, o que significa que eu finalmente consegui morar sozinha e ter uma vida um pouco mais confortável do que a vida de estudante em Londres contando os trocados.

manchester-skyline

Fonte: Atom6.co.uk. Poisé, não tenho nenhuma foto decente de Manchester mas juro que faço um post sobre!

Isso tudo aconteceu em outubro do ano passado e desde então tive a grande honra (not) de testar o grande sistema de saúde britânico, o NHS. Vou fazer um post mais detalhado sobre essa experiência em breve, mas basicamente eu tive um problema no pulmão e passei um pouco de raiva com o NHS!

Enfim, esse post era só pra dar uma atualizada sobre a nossa vida. Eu espero voltar com mais postagens nas próximas semanas. Acho importante compartilhar essa parte da nossa jornada como profissionais também porque acredito que são poucos estudantes internacionais que conseguem passar do Tier 4 pro Tier 2.

Queria também agradecer os e-mails que as pessoas têm mandado com perguntas ou mensagens bacanas. A gente sempre responde, seja aqui nos comentários ou por e-mail ou na nossa página no Facebook (que aliás está com mais de 1.000 seguidores!). Prometo não me ausentar mais!

See ya!

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Os últimos 6 meses: o tão desejado Tier 2, testando o NHS e os próximos 6 meses

  1. sthefany.vieira.avila@gmail.com

    Poxa eu quero tanto estudar e mora em londres mas não sei os passos que tenho que tomar. ; (

O que você acha?

