Mais sobre o International Student Visa Workshop – Tier 5 GAE visa

Vocês já ouviram falar do visto Tier 5 Government Authorised Exchange? Eu também nunca tinha ouvido falar dele antes do International Student Visa Workshop, organizado pelo Londres para Estudantes e o pessoal lindo do Careers Development Centre da University of Westminster.

Esse visto com nome digno de filme do James Bond é mais uma opção para você, pobre estudante brasileiro que se endividou até as calças pagando pela sua graduação e agora quer pelo menos ter um pouco de experiência trabalhando no UK. Quem contou pra gente tudinho sobre ele foi a Zenia Chopra. Ela faz parte da AIESEC UK que possui um esquema super bacana para ajudar os estudantes a tirarem o Tier 5.

James Bond tirou o Tier 5 para vir pro UK. Tá, mentira. Foto: Telegraph.co.uk

James Bond tirou o Tier 5 para vir pro UK. Tá, mentira. Foto: Telegraph.co.uk

Antes de irmos aos detalhes do Tier 5, só avisar que todas as informações contidas no post são referentes ao esquema Access Tier 5 da AIESEC. Porém, existem vários outros esquemas que o estudante pode usar para tirar esse visto.

O Tier 5 Government Authorised Exchange surgiu em 2008 e, assim como o Tier 2, faz parte do sistema de pontos introduzido no mesmo ano pela UKBA (United Kingdom Border Agency). Diferentemente do Tier 2 (assunto do post passado), você não precisa encontrar um empregador que seja seu sponsor.

Quem pode tirar o Tier 5?

Esse visto é apenas para alunos formados no UK há menos de 3 anos da data que for tirar o visto.

Pra que tipo de emprego serve o Tier 5?

Serve para estágios de até um ano (com possibilidade de extensão por mais um ano, mais sobre isso abaixo) que ofereça uma posição adicional, ou seja, que não seja essencial para a empresa. Ele também precisa ser full-time (entre 35 e 40 horas semanais) e pagar no mínimo £15,000 por ano.

Outro requerimento é que o estágio tenha um nível maior ou igual a NFQ3. Esse é um sistema complexo que os britânicos usam para avaliar o nível de qualificação para um emprego, mas aqui no nosso caso, significa que não pode ser um emprego como recepcionista ou secretário(a), por exemplo. Tem que ser um pouco mais qualificado do que isso.

A compania deve ser registrada no UK (a maioria são) e não pode pertencer aos ramos de hotelaria, saúde e agricultura. Qualquer outro campo está liberado!

Se eu não preciso de sponsor então ficou fácil!

Você está certíssimo, leitor imaginário. Tudo o que o estudante tem que fazer para tirar esse visto é encontrar um estágio que obedeça aos critérios acima. Depois, o estudante contacta a AIESEC e ela atua como o sponsor do estudante. O serviço é gratuito para o estudante, mas a empresa deve pagar £600 + impostos para a AIESEC.

A AIESEC irá, então, enviar um formulário para a empresa preencher que servirá para avaliá-la. Se a empresa não for registrada no UKBA como sponsor pro Tier 2, a AIESEC irá checar se a empresa está regularizada.

workshop 4

Zenia Chopra, no International Student Visa Workshop.

Eu posso extender esse visto ou mudar de outro visto?

Como eu disse ali em cima, esse visto pode ser extendido por mais 12 meses. O único requerimento é que você volte para o seu país e aplique para extensão de lá antes de voltar.

Quando a mudanças de visto, o estudante que está com o Tier 4 e quer obter o Tier 5, precisa obter um estágio na sua prória área de atuação. Se o estágio for de outra área, o estudante deverá voltar ao seu país ou ir para algum país europeu.

Mais informações sobre o Tier 5, dá uma olhada no site da UKBA.

Durante o workshop, a Zenia contou pra gente que o Tier 5 é uma ótima oportunidade para você mostrar pro seu empregador que é bom no que faz e convencê-lo a ser seu sponsor para o Tier 2. Essa é uma boa dica, já que às vezes pode ser difícil encontrar uma empresa que aceite ser seu sponsor, assim, de cara.

Se tiver afim de contactar a Zenia diretamente e tirar suas dúvidas, aí vão algumas formas de contato:

AccessTier 5

AIESEC UK – Access Tier 5 scheme.
Zenia Chopra
Telefone (UK): 02075491801
E-mail: zenia@accesstier5.com
Website: http://www.accesstier5.com

Semana que vem: Tier 1 Graduate Entrepreneur! Nos vemos lá!

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Mais sobre o International Student Visa Workshop – Tier 5 GAE visa

  1. Pingback: International Student Visa Workshop – Tier 1 Graduate Entrepreneur visa | Londres para Estudantes

  2. Beatriz

    Tenho algumas perguntas sobre o Access Tier 5. Pessoas que fizeram a graduação no Brasil, por exemplo, podem entrar no programa? E tem como conseguir o estágio ainda estando no Brasil?

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s