Estudantes internacionais no Reino Unido em números

O Reino Unido tem se tornado cada vez mais um destino atrativo para estudantes que querem continuar sua educação em outro país. E não é só no Brasil que essa febre está pegando. As universidades britânicas têm recebido estudantes de uma grande variadade de países em diversos cursos.

O site da UKCISA lançou uma pesquisa no ano passado que mostra, em números, de quais países vêm os estudantes internacionais que desembarcam na Grã-Bretanha, onde estudam e quais cursos são seus preferidos.

A China é o país que mais manda estudantes para o Reino Unido.

A China é o país que mais manda estudantes para o Reino Unido.
Foto: Roving I via Flickr

No topo da lista de países que mais mandam estudantes para o Reino Unido ficou a China, com cerca de um quarto dos estudantes internacionais vindos de lá. Ex-colônia britânica, a Índia ficou com o segundo lugar, seguida pela africana Nigéria. Os Estados Unidos também marcou presença no quarto lugar, com a Alemanha fechando o top 5 das nacionalidades mais presentes em universidades britânicas.

O Brasil não figurou no top 20, porém estima-se que em 2012 haviam cerca de 1.340 estudantes brasileiros no Reino Unido.

Admnistração é o curso mais escolhido por estudantes estrangeiros.

Admnistração é o curso mais escolhido por estudantes estrangeiros.
Foto: LSE in Pictures via Flickr

Entre os cursos preferidos por estudantes estrangeiros, Adminstração e Business é o mais escolhido, sendo que cerca de 36% dos estudantes matriculados nesse curso são de outros países. Em seguida, vem cursos de Engenharia e Tecnologia, com 32% de seus alunos sendo estrangeiros. Cursos de humanas e artes também são populares. O curso de Estudos Sociais é o terceiro que mais recebe estudantes de fora, seguido por Design e Línguas.

Universidade de Manchester: a mais cosmopolita do Reino Unido.  Foto: ropiku2003 via Flickr

Universidade de Manchester: a mais cosmopolita do Reino Unido.
Foto: ropiku2003 via Flickr

A última parte da pesquisa relata quais são as universidades britâncias que mais recebem estudantes estrangeiros. A Universidade de Manchester foi considerada a mais cosmopolita do país, com cerca de 11.235 estudantes internacionais matriculados. Em segundo ficou a University College of London, confirmando a diversidade da capital londrina, com cerca de 40% do seu corpo dicente sendo formado por estudantes internacionais. Universidades do interior da Grã-Betanha fecharam o Top 5, com a Universidade de Nottingham, a Universidade de Edinburgh e a Universidade de Warwick. Essas tem quase 9.000 estudantes estrangeiros cada.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

O que você acha?